terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Luiz Barbarini _ Bursa - TURQUIA

 O Luiz Henrique veio nos contar como esta sendo sua viagem, pelo jeito aproveitando muito :)

onde estou: Bursa - Turquia
de quando a quando: 18/12 até 01/02

o que vou fazer: projeto SHAPE THE FUTURE - trabalho em escolas de inglês
host: Estou na casa de um membro da AIESEC em um bairro universitário. É muito legal porque ele é da mesma idade que eu, então tenho bastante liberdade. Além do mais, os membros da @ estão sempre entrando e saindo daqui e estou conhecendo bastante gente. Ele também cozinha muito bem. Comi muitas comidas típicas daqui feitas por ele.
Transporte: onibus e metro. É bem fácil de usar, apesar de ser bem demorado chegar de um lugar ao outro.

Pessoas: são muito acolhedoras. Estão sempre perguntando se eu preciso de alguma coisa e estão sempre dispostas a ajudar.
Comida: É bem diferente do Brasil. Nunca comi tanto pão na minha vida. Eles comem muito iogurte (coalhada) com a comida e usam muita pimenta. Mas a maioria dos pratos é muito gostosa.
Lingua: É a maior dificuldade aqui. É impossível entender o que as pessoas falam. E além de poucas pessoas saberem inglês, o sotaque deles é bem diferente do nosso. Mas estou aprendendo algumas palavras em turco, e quando preciso faço mímica, então consigo me virar bem! =)

O que fazer/diversão: Tenho ido em lugares turísticos aqui de Bursa (mesquitas, praças e parques). Os turcos gostam muito de sair pra tomar chá tb, então às vezes vamos com eles. Eles não bebem muito, por causa da religião, são poucos lugares em que as pessoas vão pra beber. Pretendo ir visitar outras cidades aqui da Turquia tb em breve.
Cidade: É bem grande, maior que Campinas, mas é bem estruturada. É uma cidade muçulmana bem tradicional, as pessoas são um pouco sérias aqui (com excessão dos universitários). É bem antiga também, por isso possui monumentos a céu aberto e muitos lugares legais de se visitar.

aiesec: adorei a AIESEC aqui. O CL deles é gigante...cada VP tem uma sala própria, tem sala de reuniões, cozinha, banheiros..é um escritório mesmo. Os membros são super unidos e trabalham muito pela organização. Além disso, todos os membros, independente da área, têm uma relação muito próxima com os trainees. Eles acabaram de escolher o novo EB... assisti a cerimônia de posse =)
Pra quem está pensando em fazer X, recomendo fortemente que venham pra Bursa!!!!
Beijos e abraços!!!

Luiz Henrique Barbarini

Um comentário:

  1. Luiz #Brilhamuitonaaiesecbursa!
    Deu até vontade de ir para Bursa nas férias do meio ano!
    Sucesso aí garoto!

    ResponderExcluir